A ADESP/SERPIL MOVEIS/PZO enfrentou nesse sábado, 15/09, o atual campeão do Estadual de Futsal, a Xaxiense, em Xaxim, pela 7ª rodada do Estadual. A equipe de Pinhalzinho venceu por 1x0 e subiu na tabela de classificação e índice técnico.
O JOGO
Com duas características diferentes as equipes buscavam o gol. A ADESP marcava na quadra do adversário forçando o erro e Xaxim postava-se na meia quadra, buscando explorar os contra-ataques. A equipe de Xaxim foi melhor no início, aproveitando-se de alguns erros de passe da equipe Pinhalense e chegou ao gol do goleiro Pepo sem ser feliz nas finalizações.
Por sua vez, a ADESP levava perigo em finalizações de longe e em jogadas trabalhadas. A tônica do jogo seguia com a marcação predominando de ambos os lados, e a defesas superiores aos ataques.
O primeiro tempo encerrou-se em 0x0 e o que chamaria mais atenção do que o jogo em si começou a entrar em cena, os bastidores extra-quadra. Na saída para o vestiário, no túnel que dá acesso, confusão envolvendo alguns atletas de ambas as equipes. Discussão, tentativas de agressão e as comissões técnicas e árbitros trabalhando para apaziguar os ânimos.
Na volta do intervalo, por julgar assim procedente, a arbitragem expulsa, pela confusão no intervalo, os atletas Mithi (ADESP) e Maicon (Xaxiense), e o jogo reinicia normal.
Alternando momentos de superioridade a partida desenrolava-se sem muita emoção para os aproximadamente 50 torcedores presentes no ginásio. A ADESP insistia no ataque enquanto Xaxim marcava recuado e apostava no contra ataques.
Em um lance individual, Pito carimba a trave do goleiro Alex e na sequência Xaxim chega com perigo ao gol Pinhalense. Faltando 01:57 min para o término, em um passe longo de Pepo, interceptado pelo goleiro Alex, Pito pega o rebote, dribla o atleta Max e finaliza no alto, era o gol da ADESP.
Xaxim aposta no goleiro linha e a ADESP segura o resultado até o final, era a vitória magra mas de muita importância para a equipe.
No final, confusão entre a torcida organizada de Pinhalzinho e os jogadores de Xaxim, com agressões tumulto que só foram resolvidos com a chegada do policiamento no local. Após os ânimos exaltados, os atletas e torcedores foram encaminhados aos seus lugares.
Para o técnico Lewis: " Enfrentamos uma equipe muito bem postada defensivamente e que leva muito perigo nos contra ataques. Jogadores que jogam junto há anos e que são disciplinados taticamente. Não estivemos em nossos melhores dias, fizemos uma partida muito abaixo do esperado, mas também não sofremos gols e conquistamos os 3 pontos. Agora é trabalhar para o clássico e buscar a ponta de cima da tabela."
Já para o atleta Joãozinho: " Nossa equipe vem de uma série de jogos muito difíceis, e esse não poderia ser diferente se tratando de um clássico regional. Temos consciência de que não fizemos a nossa melhor atuação mas o que mais importa nesse momento é a vitória, importantíssima pra gente subir na tabela e quando ela vem dessa forma, suada, brigada até o final tem um sabor especial, isso nos da mais motivação e confiança para o clássico no próximo sábado. Acredito que estamos no caminho certo e é com esse espírito que vamos atrás dos nossos objetivos."
A ADESP ocupa a 7ª colocação, perdendo nos critérios para a equipe de Seara, e está na terceira colocação do índice técnico que classifica 4 equipes para os mata-matas finais.
CLASSIFICAÇÃO 2º TURNO
CAÇA E TIRO - 16 pontos
SÃO LOURENÇO - 14 pontos
AD SAUDADES - 13 Pontos
HERVAL DO OESTE - 12 pontos
MOITAS/ITUPORANGA - 12 pontos
FUTSAL SEARA - 10 pontos
ADESP FUTSAL - 10 pontos
ADV VIDEIRA - 9 pontos
XAXIENSE - 9 pontos
ARAQUARI FUTSAL - 6 pontos
MAFRA FUTSAL - 4 pontos
ACBV LAGES - 3 pontos
IRACEMINHA - 0 pontos