quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

ESTADUAL FUTSAL 2012

 De acordo com matéria publicada pelo site futsaldeprimeira.com, existe a possibilidade do Estadual de Futsal SC da Divisão Especial estar ameaçado. A razão disso? O fato de que as equipes que disputam a liga nacional (Concórdia, Jaraguá, Joinville, Tubarão e Florianópolis) querem disputar o Estadual, mas tratando o mesmo como uma segunda opção, onde jogam suas equipes de base, ou mistões poupando seus principais atletas. O pior disso, exigem extrema adequação do calendário conforme sua disponibilidade, o que resultará novamente, como ano passado, em intervalos de 15 dias entre os jogos, em equipes jogando até 3x em uma semana.


Do outro lado da corrente, estão as equipes que defendem a participação na Divisão Especial, porém não participam da Liga Nacional (Chapecó, Rio do Sul, Capivari de Baixo e AD Hering/Blumenau). Essas equipes sentiram na pele, ano passado, os fatos citados acima.


Prova de que isso é uma bagunça e uma falta de respeito com os clubes, que há 2 anos a primeira divisão vem se tornando o campeonato mais atrativo de nosso estado. Talvez não tendo a qualidade individual e estrutura que a Divisão Especial possui, mas cumprindo com prazos, com fórmulas emocionantes, e mantendo equipes ativas durante todo o ano.


Se pegarmos as equipes que classificaram-se esse ano, Xaxiense e Videira, somados com Siderópolis que não quis permanecer na Div. Especial, e ainda as equipes de Lages e ADESP que não desejaram subir tbm, temos 5 equipes que não disputam a divisão especial por acreditar que a fórmula é uma grande falta de respeito com as equipes de acesso.


A FCFS torna-se refém das equipes da liga, em um beco sem saída, pois depende das equipes de ponta para promover um campeonato de mídia, e não pode abrir mão das equipes menores em decorrência da não realização de campeonato nenhum.


Segundo o que encontramos em alguns meios de comunicação, haverá uma proposta para que unifiquem-se as duas divisões, acrescentando as 4 equipes que não disputam a Liga Nacional, dando oportunidade para que as equipes da Liga entrem em fases mais avançadas.


Fica aqui, o protesto e o convite da ADESP para que as outras equipes da 1ª divisão façam o mesmo,  simplificando por 3 motivos básicos:


1) Falta de respeito com a organização das equipes menores


2) Diferença de estrutura e investimento, além do aumento de custos 


3) Tornar um campeonato, ou seja, mais de 20 equipes, reféns de outras equipes que relegam o estadual a segundo plano


Que as equipes da 1ª divisão de 2012 tenham vez e voz no Congresso que se realiza nessa sexta-feira, e que em caso desses boatos concretizarem-se, possamos nos unir e votarmos contra. Se há interesse em jogar contra equipes da 1ª Divisão, que façam parte exclusivamente dela, e não a utilizem como um enxerto e um campeonato que "mata tempo" para que as equipes da liga joguem o campeonato de maior expressão.


Além disso, a desmobilização de equipes e a perda de patrocínios em decorrência de maus resultados contra equipes muito mais estruturadas.


Pensem nisso, e que se decida pelo melhor para todos.







Nenhum comentário:

Postar um comentário