sábado, 25 de fevereiro de 2012

CONGRESSO TÉCNICO - 1ª DIVISÃO FUTSAL SC




Após um congresso recheado de discussões e argumentos, ficou definida a fórmula de disputa da 1ª Divisão do Campeonato Catarinense de Futsal.

Para que fique claro, o congresso foi marcado pela solicitação das equipes da Divisão Especial que não disputam a liga (Rio do Sul, Blumenau e Chapecó) de que se realizasse uma Copa SC mais extensa, com as referidas equipes, mais os interessados da Primeira Divisão.

Esse campeonato se desenvolveria nos meses de Abril a Julho, permitindo assim, que as disputas da Liga Nacional não interferissem no calendário da FCFS. Em agosto, iniciaria-se a Primeira Divisão e a Divisão Especial.

Porém, não levava-se em conta o fato de que qualquer equipe que não disputasse a Copa SC, ficaria parada, sem competições até agosto. Uma fórmula muito atrativa para as equipes da Divisão Especial, porém muito injusta para as equipes da Primeira Divisão.

Em uma decisão conjunta, as equipes da Primeira Divisão boicotaram a sugestão e organizaram a Copa SC de outra forma, nos mesmo moldes de todos os anos, em quadrangulares de turno e returmo além da fase final. Sendo assim muito mais emocionante, a exemplo de todos os anos.

A Divisão Especial tornou-se refém da Liga, pois as equipes que a disputam (Concórdia, Tubarão, Jaraguá, Florianópolis e Joinville) relegam o campeonato de SC a segundo plano. Em decorrência disso, as equipes restantes (Chapecó, Rio do Sul e Blumenau - Ibirama, Siderópolis e Capivari estão fechados) não terão campeonato até agosto, caso não participem da Copa. Mesmo participando, ficarão 2 meses sem competições, o que não é interessante para ninguém.

Fica um agradecimento, em nome da ADESP, a FCFS que não se opôs ao decidido pela maioria, e as equipes da Primeira Divisão, que fizeram valer seu poder de voto, mantendo um campeonato atrativo e emocionante, com equipes trabalhando até o final do ano, sem intervalos grandes de jogos em suas disputas. Não seria justo com 12 equipes, a realização de um campeonato diferente para beneficiar apenas 3, que "passariam o tempo" jogando contra equipes inferiores até que as "equipes maiores" acabassem sua participação na liga.

Venceu a maioria, e a Primeira Divisão se desenha como a mais forte dos últimos anos.

* Nos próximos posts, fórmulas de disputas da Copa SC e Estadual Futsal 1ª Divisão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário